quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Doenças das minas



Podem ser evitadas com informação, equipamento adequado e fiscalização. No entanto, algumas doenças graves continuam a acometer trabalhadores da mineração em todo mundo.
Silicose: descrita há milênios, trata-se de uma afecção pulmonar provocada pela inalação de partículas de silicia dispersas na poeira. Suas vitimas são aqueles que trabalham na extração, no corte e no polimento de minerais. É um mal silencioso que nao tem cura e evolui lentamente. No Brasil, há pelo menos 7 mil casos comprovados, só em Minas Gerais. Em 1995, a Organização Mundial do Trabalho lançou uma campanha para erradicar a doença ate 2030, como uma questão de saúde publica.
Asbestose: uma das doenças causadas pelo amianto, fibra mineral resistente e incombustível amplamente usada na industria em todo o seculo XX. A asbestose diminui a capacidade pulmonar, como a silicose, não tem cura. Não é a unica enfermidade relacionada ao amianto, acusado também de provocar diversos tipos de câncer. Os defensores do material afirmam que o amianto ameaçador é o tipo anfibólio, minerado na Europa e banido em todo  o mundo: a crisotila, explorada no continente americano é segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário